Notícia

1ª Corrida Ipasgo Saúde reúne mais de 1.200 participantes e sinaliza foco ampliado em saúde mental

Com percursos de 5 km, 10 km e caminhada de 3 km, evento promove integração, prevenção e qualidade de vida

O Parque Areião, em Goiânia, recebeu neste sábado (15) a 1ª Corrida Ipasgo Saúde “Acelere seu corpo. Desacelere sua mente”, que reuniu mais de 1.200 participantes nas provas de 5 km e 10 km e na caminhada de 3 km. Beneficiários, colaboradores e a comunidade participaram da programação, que teve como objetivo incentivar a prática esportiva e o cuidado integral com a saúde física e mental.

A organização montou estrutura com pontos de hidratação, equipe médica e ambulância, alimentação, banheiros e áreas de descanso. Estandes de parceiros ofereceram massagens, avaliações médicas e ações educativas. Ao final das provas, foram entregues medalhas e troféus aos vencedores das diferentes categorias.

Para o presidente do Ipasgo Saúde, Bruno D’Abadia, a corrida marca um avanço estratégico no posicionamento institucional.

“Queremos que o Ipasgo seja mais do que um plano de saúde que lida com hospitais, exames e consultas, mas sim um indutor de saúde no dia a dia, pensando o cuidado de forma integral com beneficiários e colaboradores”, afirmou.

O diretor de Gestão Corporativa do Ipasgo Saúde, Paulo Rogério Battiston, destacou o caráter preventivo da iniciativa.

“Essa corrida está ligada à saúde e ao Ipasgo. Queremos levar esse efeito de prevenção e cuidado, e que as pessoas que estão correndo aqui hoje sejam inspirações para que mais corredores venham participar”, disse.

O diretor de Relacionamento e Produtos, Rafael Luz, avaliou que a primeira edição consolida uma estratégia de cuidado integral.

“A Primeira Corrida do Ipasgo Saúde buscou garantir qualidade desde a estrutura até o cuidado com cada detalhe para os beneficiários. Deixo meus cumprimentos aos colaboradores que chegaram ao pódio. Acredito que proporcionamos uma grande experiência ao nosso público. Muito gratificante ver de perto a energia e o engajamento dos nossos beneficiários e servidores.”

Estudos da Universidade da Colúmbia Britânica e do Ministério da Saúde indicam que a prática regular de exercícios reduz sintomas de ansiedade e depressão, melhora o humor, diminui o estresse, favorece a qualidade do sono e estimula a memória. Segundo a organização, esses dados fundamentam a proposta do evento.

A beneficiária Rosângela Santana, primeira colocada na categoria 10 km para pessoa com deficiência (PCD), relatou que a corrida representa um processo de superação pessoal.

“Eu corro há quatro anos e isso me tirou da depressão. Minha qualidade de vida mudou muito e, para mim, a corrida é mais que um estilo de vida: é saúde”, afirmou.

Os percursos passaram por vias como as avenidas 85 e 136, a Alameda Ricardo Paranhos e a Rua 84. A caminhada de 3 km, realizada no entorno do Parque Areião, foi aberta ao público, gratuita e não exigiu inscrição.

Relatos dos participantes

As ganhadoras das categorias para colaboradoras relataram diferentes impactos da corrida em suas rotinas. Lorena Vaziani, vencedora dos 5 km, afirmou que a prática auxilia na redução da sobrecarga mental.

“Às vezes estamos cansadas da rotina e a corrida tira esse peso. Ficamos mais leves e conseguimos extravasar as energias”, disse.

Anne Pereira, primeira colocada nos 10 km entre colaboradoras, destacou o papel da atividade física no equilíbrio emocional.

“Para mim, correr é terapia. Eu me sinto mais leve e mais tranquila, e consigo extravasar as energias de um jeito saudável”, afirmou.

A campeã geral dos 5 km, Suzana Fonseca, acrescentou que a experiência tem impacto emocional.

“É um reencontro conosco; superar esse desafio mostra que podemos avançar em outras áreas da vida. É uma renovação mental e emocional”, disse.

O segundo colocado nos 5 km geral, Elenilson Nogueira, avaliou a iniciativa como um estímulo importante.

“Antes eu pesava 92 quilos e hoje, através da atividade física, estou bem. Ter um apoio como essa estrutura auxilia ainda mais”, afirmou.

APS serviços preventivos

O estande da Atenção Primária à Saúde (APS) reuniu profissionais das equipes multiprofissionais que ofereceram orientações, aferição e outros serviços, como a bioimpedância, exame que mede a composição corporal, indicando porcentagem de gordura, músculos e água no organismo. Segundo o educador físico da APS, Welson Pereira, “as atividades presenciais e online têm foco no público idoso”. Atualmente, 8.352 beneficiários estão vinculados à APS. Entre janeiro e outubro de 2025, a APS contabilizou média de 1.413 atendimentos mensais, entre consultas médicas e atendimentos multiprofissionais.

Parceria institucional

A primeira edição da corrida contou com a parceria de hospitais e centros diagnósticos que auxiliaram na estrutura do evento. Entre eles, o Hospital Santa Bárbara, cuja diretora técnica, Dra. Bárbara Rodrigues, destacou a parceria com o Ipasgo Saúde.

“Nossa expectativa já era grande, mas foi sensacional o que o Ipasgo conseguiu proporcionar. Foi mais do que saúde; foi experiência, integração e cuidado. O Ipasgo é um grande parceiro do Hospital Santa Bárbara e pode sempre contar com a gente”, afirmou.

A realização da primeira edição da corrida do Ipasgo Saúde também contou com a parceria de instituições como Hanker Live MKT, Coopanest/GO, Dr. Online, Atalaia Medicina Diagnóstica, Instituto de Neurologia de Goiânia (Kora Saúde), Encore (Kora Saúde), CRD Medicina Diagnóstica, Grupo Fácil, Sicoob UniCentro Br, Ver Hospital de Olhos, Hospital do Coração de Goiás e Vida Goiás UTI Móvel.

Durante o evento, empresas e laboratórios promoveram ações de promoção da saúde e orientações ao público. Drogasil, Óticas Brasil, Ingoh e Sabin Medicina Diagnóstica realizaram avaliações rápidas e forneceram informações preventivas, enquanto outras parceiras ofereceram apoio logístico, serviços de hidratação e atendimento.

Comunicação Ipasgo Saúde