Ipasgo atende reivindicação dos médicos e atualiza tabela de consultas
Medida entra em vigor em 1º de julho e faz parte do processo de recontratualização com a rede credenciada. A atualização visa valorizar os profissionais, ampliar o acesso e fortalecer a sustentabilidade do sistema, sem alteração na lógica de cobrança dos beneficiários
O Ipasgo Saúde deu um passo importante para valorizar os profissionais médicos e fortalecer sua rede assistencial. A partir de 1º de julho de 2025, o instituto adotará uma nova tabela de repasses aos prestadores credenciados, atendendo a um pleito antigo da categoria. A medida não implica mudanças nas regras de coparticipação praticados junto aos usuários.
A atualização da tabela de repasses foi apresentada na noite de quarta-feira (26/06), durante uma plenária com representantes da classe médica, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), em Goiânia. A iniciativa faz parte de um amplo processo de recontratualização da rede credenciada, com base na Resolução Normativa nº 503 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os reajustes abrangem especialidades historicamente defasadas e fazem parte de um conjunto de ações para modernizar a relação do Ipasgo Saúde com os prestadores, incluindo a reorganização do agendamento eletrônico. Os novos valores das consultas só serão aplicados aos prestadores que assinarem o contrato.
O novo modelo prevê aumento nos valores pagos por consultas, com reajustes que variam de 17% a 100%, dependendo da especialidade. A consulta geral, por exemplo, terá um reajuste de 30,8% no atendimento sem agendamento e de 17,6% no modelo com agendamento. Além disso, o Ipasgo remunera consultas diferenciadas por especialidades, dependendo da necessidade de ofertas. Os reajustes, que variam entre 9,1% e 146,2%, contemplam áreas com maior carência de profissionais. Entre os maiores percentuais de aumento estão Psiquiatria, Geriatria, Alergia e Imunologia, e Nefrologia. A medida também abrange outras especialidades como Pediatria, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia e Endocrinologia, dentre outras. As subespecialidades pediátricas, por exemplo, terão novos valores que vão de R$ 170 a R$ 250 por consulta.
Durante o encontro, o presidente do Ipasgo, Bruno D’Abadia, destacou que a medida responde a um pleito antigo da classe médica e integra um esforço mais amplo para modernizar o sistema e garantir a sustentabilidade do instituto.
“Estamos resolvendo pendências antigas, inclusive do ano passado, e atuando com boa fé para alcançar soluções sustentáveis. Já resolvemos questões dos meses 6, 8 e 9 de 2024 e vamos seguir buscando os prestadores que ainda não enviaram os arquivos”, destacou.
D’Abadia reforçou que a equipe técnica segue à disposição dos médicos para sanar dúvidas e avançar no esclarecimento das questões operacionais e pontuais.
“Nada ficará sem resposta. Claro que queremos melhorar ainda mais e vamos chegar lá. O reconhecimento da existência da defasagem já é um avanço. Estamos no caminho certo e caminhando para um modelo mais justo e próximo do ideal”, declarou.
O presidente ressalta que a atualização também vai propiciar a abertura de editais de credenciamento para especialidades com escassez de profissionais atendendo necessidades regionais. “Podemos abrir por exemplo um credenciamento de cardiologia no nordeste goiano e cirurgia de cabeça e pescoço em Goiânia. Não será aberto para todos, mas de acordo com a necessidade”, esclareceu.
O último reajuste na tabela foi aplicado em setembro de 2022 . Quanto aos demais profissionais de saúde, a exemplo das áreas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e fisioterapia, estudos estão sendo finalizados para a atualização das tabelas destes serviços.
Mesas redondas abriram diálogo
O encontro desta quarta-feira foi um desdobramento das mesas-redondas realizadas este mês com representantes da rede credenciada. Durante quatro dias de reuniões presenciais, 132 representantes de 13 entidades, incluindo hospitais, clínicas, sindicatos e conselhos, debateram a nova minuta contratual do Ipasgo. O ciclo de mais de 15 horas de discussões resultou em sugestões e ajustes que foram incorporados ao processo de recontratualização.
A plenária no Cremego foi marcada por manifestações da classe médica. O presidente do Cremego, Rafael Cardoso Martinez, destacou o simbolismo do encontro e elogiou o diálogo estabelecido. “Foi muito simbólico ter o presidente do Ipasgo e sua equipe aqui, mostrando disposição para ouvir e fazer ajustes necessários. Essa relação de respeito é o que queremos manter. Claro que vamos continuar cobrando, porque temos que avançar sempre. Essa noite gerará frutos importantes para todos”, disse.
Agendamento eletrônico e próximos passos
O Ipasgo reforçou ainda a importância da reorganização do agendamento eletrônico, que hoje já abrange 67% das consultas eletivas e permite maior previsibilidade de agenda, além de valores mais altos por consulta. O instituto orienta que os prestadores verifiquem os e-mails cadastrados no Portal do Prestador e realizem a assinatura digital dos novos contratos a partir de 1º de julho. O suporte está disponível pelo telefone 0800 333 1212 e pelo canal Fale Conosco no portal da instituição.
O cronograma prevê a confecção dos contratos até o dia 27 de junho, com envio eletrônico para assinatura na sequência. Entre os benefícios esperados com o novo modelo estão maior remuneração e previsibilidade para os médicos, ampliação do acesso e redução de filas para os usuários, além de retenção da rede credenciada e melhoria na gestão da demanda por parte do instituto.