Ipasgo Saúde alerta para a importância da prevenção e do cuidado integral durante o Novembro Azul
Operadora de Saúde destaca o papel da Atenção Primária e incentiva o autocuidado

Durante o mês de novembro, o azul ganha destaque em campanhas de todo o país e trabalha a ideia do cuidado com a saúde do homem. A iniciativa, conhecida como Novembro Azul, surgiu para alertar sobre o câncer de próstata o mais comum entre os homens, mas hoje representa muito mais: é um chamado para que eles olhem com atenção a saúde integral para garantir bem-estar físico e emocional.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente na população masculina brasileira, com cerca de 71 mil novos casos por ano. Mais de 13 mil homens morrem anualmente pela doença, que é a segunda que mais causa mortes no país, atrás apenas do câncer de pulmão.
O médico de família da Atenção Primária à Saúde (APS) do Ipasgo, Frederico Costa, explica que a campanha tem o papel de romper tabus e incentivar a busca por acompanhamento médico regular.
“Muitos homens ainda têm resistência em procurar o médico. É comum que só venham ao consultório quando a esposa ou os filhos insistem”, afirma.
Um dos grandes desafios para o diagnóstico precoce do câncer de próstata é o fato de que, em muitos casos, a doença é silenciosa em seus estágios iniciais.
“Os sintomas costumam surgir em fases mais avançadas. Por isso, a prevenção e o rastreamento são essenciais”, explica o médico.
Atenção Primária: prevenção contínua
A Atenção Primária à Saúde (APS) do Ipasgo Saúde oferece acompanhamento contínuo por equipes multiprofissionais, com médicos de família, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. De acordo com o Ipasgo, o serviço garante o monitoramento preventivo, o diagnóstico precoce e o encaminhamento adequado quando necessário.
Segundo o médico de Família da APS, Frederico Costa, o objetivo é olhar o paciente de forma completa, acompanhando doenças crônicas como a hipertensão e orientando sobre hábitos de vida saudáveis.
“Nosso papel é cuidar antes que a doença apareça. Monitoramos a pressão arterial, orientamos sobre alimentação equilibrada, atividade física e controle do estresse, tudo o que contribui para a saúde integral do beneficiário”, explica.
Os interessados em participar do programa podem se cadastrar pessoalmente na sede do Ipasgo, no Setor Pedro Ludovico, ou pelo telefone (62) 3238-2423.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Comunicação Ipasgo Saúde