Ipasgo Saúde apresenta experiências e inovações na transformação das autogestões em saúde no 28º Congresso Unidas
Presidente do Ipasgo, Bruno D’Abadia, destaca avanços, novos planos e uso de tecnologia na modernização das autogestões

Crédito foto: Unidas Autogestão
O Ipasgo Saúde participou, nesta quinta-feira (6), do segundo dia do 28º Congresso Unidas, realizado em Salvador (BA). O presidente da operadora de saúde, Bruno D’Abadia, foi um dos convidados do painel “Autogestão em Saúde: A Importância de Liderar a Transformação”, que reuniu lideranças de diferentes operadoras de autogestão para discutir caminhos para a modernização do setor.
Durante a exposição, o presidente apresentou o processo de transformação que o Ipasgo Saúde vem conduzindo desde a mudança para o modelo de Serviço Social Autônomo (SSA), em 2023, e o registro junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele explicou que esse processo abriu espaço para melhorias estruturais e novas iniciativas voltadas à eficiência da gestão e ao atendimento aos beneficiários.
“Já temos cerca de 15 mil vidas nos novos planos. A transformação de uma autogestão não se resume a questões técnicas ou regulatórias, mas envolve, principalmente, liderança e gestão de pessoas”, afirmou. Segundo Bruno D’Abadia, é preciso adotar uma visão de gestão moderna, inspirada em práticas já consolidadas em outros setores da economia. “Liderança e transformação não são temas exclusivos da autogestão, mas princípios que cabem em qualquer setor. Não precisamos criar novas regras para liderar uma autogestão; precisamos adaptar o que já funciona: comunicação clara, processos estruturados e pessoas capacitadas”, completou.
Entre os exemplos apresentados, Bruno D´Abadia citou projetos desenvolvidos internamente pelo Ipasgo, como o uso de inteligência artificial para análise cadastral e o Painel Vital, ferramenta que permite o acompanhamento em tempo real de leitos hospitalares e auxilia na regulação das internações. Segundo ele, essas ações integram uma agenda de modernização que busca aumentar a eficiência e melhorar a experiência dos beneficiários.
O presidente também enfatizou a importância do ambiente organizacional e da valorização dos profissionais na consolidação dessas mudanças.
“Nenhuma transformação é possível sem um ambiente organizacional bem estruturado”, completou.
A exposição do presidente refletiu o tema central do congresso, “Longevidade e a preparação para a saúde do futuro”, e mostrou como a experiência do Ipasgo pode contribuir com outras autogestões no país.
Além do Ipasgo Saúde, participaram do painel Anderson Ferreira (Cemig Saúde), Carolina da Silva (Casse), Cláudio Said (Cassi), Douglas Vicente (Geap). Promovido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), o 28º Congresso Unidas acontece até o dia 7 de novembro e é considerado o principal fórum de autogestões em saúde do país.
O Ipasgo Saúde
Fundado em 22 de outubro de 1962, o Ipasgo Saúde é o maior plano de saúde do Estado de Goiás e atende mais de 580 mil beneficiários. A rede credenciada é formada por 381 clínicas, 186 laboratórios e 172 hospitais. Além disso, o plano conta com 17 regionais, 34 postos de atendimento e 6 unidades próprias.
Em 2025, foram lançados os Planos Cerrado e Família, que ampliaram a cobertura e possibilitaram a inclusão de novos dependentes, como pais, sogros e netos. A Telemedicina 24h já registrou mais de 10 mil atendimentos, com índice de satisfação de 86%, e o novo site e aplicativo agilizam o acesso a consultas e exames.





Créditos fotos: Unidas Autogestão
Comunicação Ipasgo Saúde