Ipasgo Saúde celebra 63 anos com culto ecumênico
Evento reuniu líderes religiosos e destacou que a reorganização da gestão fortaleceu o atendimento aos mais de 580 mil beneficiários
O Ipasgo Saúde completa 63 anos em 22 de outubro, e iniciou as comemorações com uma solenidade, em Goiânia. O evento, da maior autogestão em saúde do país, reuniu o presidente Bruno D’Abadia, os diretores Paulo Rogério Battiston (Gestão Corporativa), Edvaldo Pereira (Assistência e Saúde) e Rafael Luz (Relacionamento e Produtos), colaboradores, autoridades, beneficiários, parceiros e prestadores da rede credenciada. O evento marcou uma nova etapa da autogestão, voltada à modernização e ao fortalecimento do atendimento à população.
O presidente Bruno D’Abadia, que assumiu o comando em março de 2025, ressaltou a importância da continuidade institucional e da responsabilidade compartilhada entre gestões.
“O Ipasgo chega aos 63 anos com equilíbrio e transparência, graças ao trabalho de muitas gestões e servidores que ajudaram a construir essa história. Nosso compromisso é cuidar de mais de 580 mil vidas com responsabilidade e eficiência, mantendo a instituição sólida e preparada para o futuro”, afirmou.
D’Abadia destacou que o aniversário simboliza um processo de consolidação e amadurecimento da autogestão.
“Todas as conquistas que celebramos hoje não são exclusivas desta gestão. São resultado de um esforço coletivo e contínuo. O Ipasgo sempre foi maior do que qualquer dificuldade: sobreviveu, se modernizou e continuará evoluindo. Cada avanço tem a contribuição de quem veio antes”, disse.
Nos sete meses à frente do plano da saúde, a gestão retomou o envio das coparticipações, manteve pagamentos em dia a prestadores de serviço e cumpriu todas as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também lançou novos planos e modernizou os canais de atendimento.
“Estamos entregando um Ipasgo mais moderno, com novas ferramentas digitais, ampliação da rede e valorização dos profissionais. E, acima de tudo, um Ipasgo que cuida de pessoas com empatia e acolhimento”, completou o presidente.
A solenidade contou com um momento de espiritualidade conduzido pelo frei Divino, da Basílica da Sagrada Família; pelo pastor Ednilson, da Igreja Fonte da Vida; e por Márcia Ramos, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego), que destacaram o papel do Ipasgo na promoção da saúde, ressaltaram os 63 anos de dedicação da instituição e seu caráter humano e acolhedor.
Relatos que inspiram
As falas dos convidados reforçaram o papel do Ipasgo como referência no cuidado aos servidores públicos e suas famílias. O secretário de Estado da Economia, Francisco Sérvulo, destacou o fortalecimento institucional após a vinculação à ANS.
“O marco de 2023 trouxe o Ipasgo para a regulação da ANS, o que garante mais segurança e transparência aos beneficiários. Enfrentamos desafios, mas hoje a instituição tem estabilidade financeira, rede ampliada e pagamentos regularizados”, afirmou.
O prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal, vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), ressaltou a importância da parceria entre o instituto e os municípios.
“O Ipasgo tem mostrado que é possível oferecer um serviço público de qualidade, com gestão responsável e atenção aos beneficiários. Essa atuação tem impacto direto na vida das famílias goianas”, disse.
A beneficiária Ivone Francisca Alves compartilhou um relato pessoal de mais de quatro décadas como usuária do plano.
“Tenho um filho com deficiência e outro em tratamento contra o câncer. Sempre encontrei acolhimento e apoio no atendimento. Deus e o Ipasgo têm sido a base da minha vida”, relatou.
Avanços e novos projetos
Desde 2019, sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, o Ipasgo passou por uma reorganização administrativa e financeira que buscou recuperar a credibilidade da instituição, corrigir distorções herdadas e preparar o caminho para um novo ciclo de crescimento. Para o presidente do Ipasgo Saúde “esse esforço permitiu importantes avanços e consolidou o compromisso do Ipasgo Saúde com seus beneficiários”, reforçou.
A gestão atual tem investido em inovação e ampliação da rede credenciada. Em 2025, foram lançados os Planos Cerrado e Família, que ampliaram a cobertura e possibilitaram a inclusão de novos dependentes, como mãe, pai, sogroS e netos. A Telemedicina 24h já registrou mais de 10 mil atendimentos, com índice de satisfação de 86%, e o novo site e aplicativo agilizam o acesso a consultas e exames.
Em junho, foi inaugurada a nova IClin Saúde Mental, integrada à sede da instituição, que já soma 55 mil atendimentos desde a reestruturação. A valorização da rede credenciada foi prioridade, com reajustes nas tabelas de consultas médicas variando entre 17% e 146%, o que qualificou e reforçou a rede de especialistas. Além disso, o valor da consulta para outros profissionais de saúde foi ajustado em 15,4%.
Também está em construção a nova sede de Multiatendimento, no Setor Bueno, prevista para 2026.
“Todas essas entregas são resultado do esforço conjunto de colaboradores, prestadores e parceiros. O Ipasgo é maior do que qualquer gestão. É o reflexo da dedicação de todos que acreditam na nossa missão de cuidar”, concluiu D’Abadia.
O Ipasgo Saúde
Fundado no dia 22 de outubro de 1962, hoje o Ipasgo Saúde é o maior plano de saúde do Estado de Goiás e atende atualmente mais de 580 mil beneficiários. O plano possui uma rede credenciada formada por 381 clínicas, 186 laboratórios e 172 hospitais. Além disso, conta com 17 regionais, 34 postos de atendimento e 6 unidades próprias.
Comunicação Ipasgo Saúde