Notícia

Ipasgo Saúde conclui ciclo de mesas redondas com prestadores e fortalece diálogo para novos contratos

Mais de 130 participantes contribuíram com sugestões e avaliações ao longo de 15 horas de reuniões presenciais. Iniciativa consolida compromisso da nova gestão com transparência, segurança jurídica e melhoria na qualidade da assistência aos beneficiários

 

Por Gabriela Silva
Foto: Letícia Silvério

O Ipasgo Saúde encerrou, nesta sexta-feira (13), um importante ciclo de mesas redondas com representantes da rede credenciada, marcando um novo momento de escuta ativa, colaboração institucional e fortalecimento das relações com os prestadores de serviço. Realizados ao longo de quatro dias, em sua sede em Goiânia, os encontros reuniram 132 participantes e totalizaram 15 horas de discussões qualificadas sobre as minutas contratuais da operadora.

A iniciativa inédita na história do plano reforça a política de gestão participativa adotada pela atual diretoria, que abriu as portas do Instituto para receber sindicatos, conselhos profissionais, cooperativas médicas e associações hospitalares. A proposta: debater, ponto a ponto, as cláusulas que vão nortear a recontratualização entre o Ipasgo Saúde e sua rede assistencial.

“Essa ação materializa nosso compromisso com a transparência e o fortalecimento das parcerias. Nenhum prestador será deixado de fora. Acreditamos que os melhores serviços aos nossos beneficiários passam, necessariamente, pela escuta atenta aos nossos parceiros”, afirmou o presidente do Ipasgo Saúde, Bruno D’Abadia.

Segundo D’Abadia, todas as entidades que solicitaram agenda foram atendidas. “Recebemos clínicas, hospitais, conselhos e sindicatos. Estamos analisando demandas históricas, como reprocessamento de glosas e atualizações de tabela. A recontratualização é um passo fundamental para garantir segurança jurídica aos prestadores e ampliar a eficiência do atendimento”, completou.

Durante as reuniões, as equipes técnicas da Diretoria de Assistência e Saúde, comandada por Fabíola Pereira, apresentaram a nova proposta de minuta contratual e ouviram as contribuições dos presentes. Para a diretora, a mudança de natureza jurídica do Ipasgo — agora um Serviço Social Autônomo (SSA), regulado pela ANS — torna esse processo ainda mais necessário.

“Nosso papel é garantir um contrato que represente, com equilíbrio, as responsabilidades de prestadores e operadora. A abertura ao diálogo é essencial. Este novo momento do Ipasgo está sendo construído com transparência, seriedade e, principalmente, com a colaboração das entidades”, destacou Fabíola.

Participação expressiva e feedback positivo

Os encontros contaram com representantes de 13 instituições da rede credenciada, entre elas o Sindicato das Clínicas de Imagem (SINDIMAGEM), a Associação dos Hospitais de Alta Complexidade de Goiás (AHPACEG), o Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (SIMEGO), a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (COOPANEST-GO), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-GO), a Cooperativa de Atendimento Cardiológico (COPACCARDIO), o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região (CREFONO-5), o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue (SINDILABS-GO), o Conselho Regional de Odontologia (CRO-GO), o Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (CRP-09), a Associação dos Médicos de Goiás (AMG), e o Conselho Regional de Medicina (CREMEGO). A ampla adesão reforça o interesse do setor em construir, de forma colaborativa, uma base contratual mais sólida, transparente e segura para todas as partes envolvidas.

Os depoimentos colhidos ao longo da semana refletem a receptividade à iniciativa.

Para o representante do Crefito-19, Timotteo Oliveira, o encontro foi essencial para estabelecer um canal direto de diálogo entre o Ipasgo e os conselhos profissionais. “Tivemos a oportunidade de analisar a nova minuta contratual, apresentar nossas considerações e encaminhar propostas concretas. A abertura da gestão para ouvir e incorporar as contribuições das entidades é um passo relevante neste processo de transição e aperfeiçoamento das relações institucionais”, avaliou.

“É uma proposta importante, que demonstra a disposição do Ipasgo em construir relações mais claras e seguras com os prestadores”, avaliou Robson Azevedo, diretor do Cremego.

“Esse momento de interlocução nos permite falar uma linguagem comum e apontar soluções para melhorar a prestação de serviços aos usuários do Ipasgo”, completou Francine Leão, presidente do Simego.

“O Sindilabs-GO valoriza esse espaço de diálogo e continuará acompanhando as próximas etapas com atenção, sempre em defesa dos interesses dos nossos filiados”, afirmou o vice-presidente Frederico Resende, que esteve presente na mesa redonda ao lado de membros da diretoria da entidade.

Próximos passos

Com a consolidação das sugestões, a equipe do Ipasgo dará início à revisão final da minuta contratual. A proposta será apresentada em plenária ampliada a ser realizada no dia 17 de junho, na sede do Cremego, com o objetivo de formalizar os avanços debatidos ao longo da semana.

Ao concluir o ciclo de encontros, o presidente Bruno D’Abadia reafirmou o compromisso da gestão com a melhoria contínua do Ipasgo Saúde.

“Estamos corrigindo defasagens históricas, sempre com responsabilidade e transparência. Nosso foco é garantir o melhor atendimento aos beneficiários e valorizar o trabalho dos nossos parceiros. A construção conjunta é o caminho”, finalizou.