Notícia

Ipasgo Saúde promove palestra sobre saúde mental no cotidiano

Evento integrou as ações do Janeiro Branco e abordou sinais de alerta, patologias comuns e a importância da ajuda profissional

O Ipasgo Saúde promoveu, na tarde desta terça-feira (27), a palestra “Saúde Mental no Cotidiano: Patologias Comuns, Sinais de Alerta e a Importância da Ajuda Profissional”, como parte da programação do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental e emocional. O evento, realizado no auditório da sede, foi conduzido pelo psiquiatra do Ipasgo Clínicas (IClin) Saúde Mental, Luiz Gustavo Cruvinel, e contou com a presença de colaboradores da instituição.
 

Durante a palestra, o psiquiatra destacou que a busca por ajuda em saúde mental ainda enfrenta muitas barreiras, apesar da demanda existente. Segundo ele, fatores como preconceito, medo, limitações financeiras e dificuldade de acesso fazem com que muitas pessoas adiem o cuidado com a própria saúde emocional.

“A demanda existe, mas muitas vezes está represada por questões como o preconceito, o receio de procurar ajuda e até limitações de acesso. Por isso, tornar esse caminho mais acessível e permeável é a nossa função”, afirmou Luiz Gustavo.
 

A iniciativa ocorre em um cenário de crescente atenção à saúde mental no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, atingindo cerca de 9,3% da população, além de apresentar aumento expressivo nos casos de depressão.
 

“O cenário atual pós-pandemia tem demonstrado um aumento importante dos casos de transtornos de ansiedade, depressão e esgotamento profissional. O aumento das demandas profissionais e sociais, o fluxo acelerado e a dificuldade de acompanhar as informações têm contribuído de maneira significativa para o adoecimento das pessoas”, explicou o especialista .
 

Segundo o psiquiatra, o ambiente profissional exerce papel decisivo na saúde mental das pessoas, podendo contribuir tanto para o adoecimento quanto para a prevenção.

"Nesse contexto, ações educativas e espaços de escuta se tornam ferramentas importantes para identificar precocemente sinais de sofrimento psíquico e incentivar a busca por apoio especializado", reforça.
 

“O mais importante é a redução dos fatores de risco e a promoção de hábitos saudáveis. Dentro da realidade de cada um, é fundamental investir em atividade física, sono regular, manutenção dos laços sociais e autoconhecimento. Quando identificado algum sinal de alerta, é essencial buscar suporte, cuidado e atendimento especializado”, destacou.
 

IClin Saúde Mental
 

Localizado no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, o Ipasgo Clínica (IClin) Saúde Mental é uma clínica especializada no cuidado da saúde mental, composta por psicólogos e psiquiatras com diferentes abordagens. O trabalho conjunto entre as especialidades possibilita compreender o paciente de forma integral, articulando aspectos físicos, emocionais e sociais no processo de cuidado. Em 2025, a clínica realizou mais de 28 mil atendimentos, demonstrando sua capacidade de atender e acolher os beneficiários.
 

A Telemedicina 24 horas também é um dos serviços disponibilizados aos beneficiários do Ipasgo Saúde. Por meio do serviço, o beneficiário pode se consultar com um profissional de qualquer lugar, utilizando um celular com câmera ou computador. Além disso, o plano conta com mais de 4.400 prestadores na rede credenciada, com atendimento em todo o estado de Goiás.
 

Comunicação Ipasgo Saúde