Notícia

Ipasgo Saúde realiza curso de educação continuada para faturistas da rede credenciada

Iniciativa busca alinhar práticas e reduzir falhas no faturamento, conforme normas da ANS

 

 

O Ipasgo Saúde realizou nesta quarta-feira (9) o primeiro dia do curso de educação continuada voltado para profissionais de faturamento e auditoria da rede credenciada. Com duas turmas – uma pela manhã e outra no período da tarde o evento reuniu cerca de 200 participantes no auditório do Ipasgo Saúde, em Goiânia.

A capacitação tem como objetivo alinhar tecnicamente as rotinas de faturamento adotadas por clínicas, hospitais e laboratórios, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), especialmente o padrão TISS, que regula a troca eletrônica de informações entre operadoras e prestadores.

A abertura foi conduzida pela diretora de Assistência e Saúde, Fabíola Pereira, que destacou a importância do treinamento para a qualificação da rede.

“Nosso time de Regulação se reuniu com os profissionais da rede credenciada para responder dúvidas e promover um treinamento assertivo e esclarecedor. Desde que houve a migração do sistema, queríamos criar esse espaço para alinhar procedimentos e construir um novo Ipasgo Saúde, com mais diálogo e transparência”, afirmou.

Durante o curso, os participantes foram capacitados sobre rotinas e boas práticas de faturamento, aprendendo a interpretar corretamente códigos e normas aplicadas ao envio de guias e prestação de contas. A iniciativa também visa reduzir inconsistências técnicas, glosas e devoluções, garantindo mais agilidade no processo de auditoria.

Homenagens e relatos dos profissionais

O evento também foi marcado por homenagens a faturistas que atuam há décadas na rede credenciada, como Osmar Silva, representante do Hospital São Patrício, com 36 anos de experiência em faturamento e nestes 36 anos, faturando o Ipasgo Saúde .

“Estamos tendo agora um respaldo importante da instituição. Essa capacitação ajuda a fazer um trabalho mais eficaz e valoriza quem está na linha de frente”, comentou.

Samêa Narciso, gerente de relacionamento da CaptaMed e faturista há 15 anos, reforçou a relevância do alinhamento entre operadora e prestador.

“É muito importante estarmos por dentro das novas metodologias para garantir que o contrato funcione com fluidez, beneficiando diretamente o paciente”, disse.

Para Victor Barbosa, gerente operacional do Hospital Santa Helena, com 17 anos de atuação na área, o curso representa uma aproximação importante com o Ipasgo.

“O evento tratou de pautas essenciais e dúvidas recorrentes dos prestadores. A capacitação trará impacto positivo tanto para o usuário, que será atendido por profissionais mais preparados, quanto para os hospitais e clínicas, que passam a operar com mais clareza e segurança”, afirmou.

O gerente também destacou a nova postura da gestão do Ipasgo.

“Tem sido um processo inovador, com comunicação aberta e construção conjunta. A instituição tem se mostrado disposta a ouvir as dificuldades dos prestadores para, juntos, aprimorar o serviço oferecido aos beneficiários”, completou.

Rodrigo Vieira Mansão, coordenador de faturamento do Hospital Ortopédico de Goiânia, também destacou o impacto da capacitação na rotina dos profissionais.

“Essa iniciativa é extremamente positiva para os prestadores e, principalmente, para os beneficiários. Ao abrir esse espaço de formação continuada, o Ipasgo fortalece a relação com quem está na ponta do atendimento e promove mais qualidade nos serviços prestados”, avaliou.

Já para Neumar Antônio Pereira, representante do Ingoh, o encontro responde a uma antiga demanda dos prestadores por maior diálogo com o Instituto. “Esse tipo de capacitação é fundamental nesse momento de transição e ajustes. É a fase mais sensível do processo, em que é preciso ouvir as partes, entender as dificuldades e alinhar expectativas. A iniciativa do Ipasgo mostra sensibilidade e abre um caminho para uma parceria mais sólida, técnica e transparente”, pontuou.

Curso continua em formato online

O segundo dia do curso será realizado nesta quinta-feira (10), no formato online, garantindo o acesso de profissionais de todas as regiões do estado de Goiás.