Notícia

Ipasgo Saúde realiza workshop interno para capacitação técnica na auditoria médica

Evento voltado a colaboradores discute avanços no tratamento oncológico com foco na imunoterapia

  

Por Gabriel Cabral
Foto: Paulo Manso

O Ipasgo Saúde realizou, nesta quarta-feira (16), um workshop de auditoria médica voltado à capacitação de seus colaboradores. Com foco em novas abordagens terapêuticas para o câncer de mama triplo negativo (TNBC) e para os cânceres de cabeça e pescoço, o evento contou com a presença de dois especialistas da área oncológica: Dr. Ruffo de Freitas Júnior e Dr. Diego Mendanha, ambos do Hospital Araújo Jorge.

Promovido pela Diretoria de Assistência e Saúde, por meio da Gerência de Regulação, Auditoria e Faturamento, o encontro aconteceu no auditório da instituição e faz parte de um calendário mensal voltado ao desenvolvimento técnico da equipe. A gerente do setor, Patrícia Justo, explica que a ação tem como objetivo fortalecer o conhecimento técnico dos profissionais, garantindo segurança nos tratamentos e qualidade no atendimento aos beneficiários.

“Essa auditoria apoia a nossa equipe para que possamos estar antenados com as novas tecnologias, procedimentos e processos”, afirmou.

O primeiro tema abordado no workshop, ministrado pelo Dr. Ruffo Júnior, trouxe à discussão os riscos do câncer de mama triplo negativo (TNBC) e uma nova opção de tratamento por meio da imunoterapia com a utilização do medicamento pembrolizumabe. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os diferentes tipos de câncer de mama representam cerca de 28% dos novos casos da doença entre as mulheres, incluindo o TNBC.

Para Ruffo Júnior, o evento é fundamental, pois permite uma troca de informações e o esclarecimento de dúvidas.

“O workshop possibilita que todos que estiveram aqui tenham um pensamento mais amplo sobre as indicações. Além disso, a padronização desse tipo de tratamento permite que tanto o beneficiário quanto a operadora tenham o melhor, obviamente passando pela auditoria”, ressaltou.

A segunda palestra, conduzida pelo Dr. Diego Mendanha, teve como foco os cânceres de cabeça e pescoço, em sintonia com a campanha Julho Verde, que visa à conscientização sobre o tema. O médico destacou a imunoterapia como um avanço significativo, ao estimular o sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células cancerígenas.

“Entendendo os novos procedimentos, é possível perceber o impacto e os benefícios que eles trazem aos pacientes. O conhecimento científico adequado e atualizado presente nesses eventos vai proporcionar melhores resultados e fluxos de processos para que possamos oferecer as melhores medicações”, afirmou o Dr. Diego Mendanha.

Para a analista da Gerência de Regulação, Auditoria e Faturamento, Daniela Vasconcelos, o encontro aprimora o atendimento direto aos usuários.

“É essencial estarmos atualizados para orientar corretamente os beneficiários sobre os procedimentos disponíveis”, destacou.

Rede presente em todo o estado

O Ipasgo Saúde atende mais de 580 mil beneficiários e conta com uma rede credenciada composta por 381 clínicas, 186 laboratórios e 174 hospitais espalhados por Goiás. A capacitação contínua dos profissionais é um dos pilares da instituição na busca pela excelência na assistência à saúde.