No Dia Mundial da Alergia, Ipasgo Saúde alerta para riscos de reações
Casos graves podem colocar a vida em risco em questão de minutos
Nesta terça-feira (8), Dia Mundial da Alergia, o Ipasgo Saúde alerta para os riscos que uma reação alérgica pode acarretar às pessoas.Segundo o Ministério da Saúde, uma alergia ocorre quando os anticorpos reagem de forma exagerada ao contato com determinadas substâncias. Entre as mais comuns estão reações à poeira, pólens e a determinados tipos de alimentos. Além disso, há uma predisposição genética transmitida de pais para filhos.
O Dr. Frederico Costa, especialista na área, alerta que uma anafilaxia, ou reação alérgica grave, pode ocorrer em situações habituais, como ao tomar um medicamento ou receber uma picada de inseto. Nesses casos, é necessário socorro imediato.
“As alergias não são apenas um incômodo. Elas podem ser leves, mas também muito perigosas. Por isso, a informação correta pode salvar vidas”, explica.
Um dos passos principais para se cuidar é saber reconhecer os sintomas e entender quais procedimentos tomar. “Inchaço, falta de ar, coceira intensa, saber o que fazer é muito importante. Se você ou alguém da sua família tem histórico de alergia, busque orientação profissional”, aconselha o Dr. Frederico Costa, que integra a rede própria de clínicas do Ipasgo Saúde. Ele atende na Atenção Primária à Saúde (APS)
O Ipasgo Saúde conta com uma ampla rede de profissionais que pode orientar sobre como prevenir e tratar casos de alergia. Para mais informações, entre em contato por meio dos canais de atendimento ou pelo aplicativo Ipasgo Saúde.
“Não espere o susto acontecer. Procure atendimento especializado e cuide da sua saúde”, conclui o Dr. Frederico Costa.